Revista Caros Amigos – Edição de Maio

Em 30 de junho, 1º. e 2 de julho, acontecerá na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, FEA-USP, o XIII Congresso Internacional da BIEN, Basic Income Earth Network, Rede Mundial da Renda Básica. O primeiro dia será dedicado ao Brasil. O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará a palestra de abertura do dia internacional na manhã de 1º. de julho. Os coordenadores brasileiros do congresso, Professores Lena Lavinas e Fábio Waltenberg, a coordenadora acadêmica Professora Célia Lessa Kerstnetzky e a direção executiva da BIEN ficaram felizes com o grande interesse despertado.

Até 24 de abril, mais de 150 trabalhos foram submetidos por pesquisadores de mais de 30 países dos cinco continentes sobre os seguintes tópicos: A Renda Básica e a cultura; a RB, democracia e justiça; RB e comunidades informais, migrantes, favelas, quilombos, vilas rurais e indígenas; RB e discussões contemporâneas de desenvolvimento; RB e a crise econômica global; RB e bem estar social; políticas familiares, pensões, serviços sociais e a transição de programas condicionados para programas universais; RB e o trabalho, temas éticos e situações nos mercado formal e informal; RB e enfoques comparativos: garantia de emprego, capital básico, o crédito fiscal por remuneração recebida, renda mínima de inserção, bolsa-família, solidariedade, oportunidade; RB, países e regiões, integração regional; RB, política de esquerda e ou de direita?; Financiamento da RB ao nível local, regional, nacional e a nível global; RB e as questões rurais e urbanas de violência, segurança econômica.

Será o mais importante evento desta natureza já ocorrido nas Américas. Os professores Philippe Van Parijs, Claus Offe, Guy Standing, Karl Widerquist, Ingrid Van Niekerk, José Antonio Ocampo, Pablo Yanes, Rubén Lo Vuolo, Toru Yamamori, Scott Goldsmith, Carmelo Mesa-Lago, Amit Bhaduri, Andrea Fumagali, Bispo Zephaniah Kameeta, dentre outros, já confirmaram sua participação. O Brasil foi escolhido para sediar o congresso porque foi o primeiro país do mundo onde o Congresso Nacional aprovou a Lei que institui a RB de Cidadania, incondicional, a ser instituída por etapas, iniciando-se pelos mais necessitados. Informações adicionais em www.bien2010brasil.com e www.basicincome.org.