Com a decretação do retorno à prisão do ex-ministro José Dirceu, o vereador Eduardo Suplicy publicou nas redes sociais um emocionante depoimento sobre a importância do amigo para a vida política do Brasil. Os dois estiveram juntos há duas semanas, em Brasília. Leia o texto abaixo:
“Nestes 38 anos de história do PT, testemunhei muitas ações positivas de José Dirceu, que dedicou a sua vida à construção de um Brasil mais justo, fraterno e igualitário. Dirceu foi um dos organizadores mais efetivos da campanha tão bela por Diretas Já em 1983/84.
Nós dois fomos os autores do requerimento da CPI sobre os atos de PC Farias. Ele foi um dos principais coordenadores das campanhas presidenciais do presidente Lula e de seus programas de governo. Estava presente na bonita cerimônia em que o presidente Lula sancionou a Lei 10.835/2004 que institui a Renda Básica de Cidadania.
Nunca testemunhei qualquer ato seu que constituísse crime. Em entrevista para Mônica Bergamo, Dirceu reconheceu erros, mas tenho a convicção de que será muito mais de bom senso que a justiça defina uma forma de pena alternativa que permita a José Dirceu dar relevante contribuição ao Brasil e ao seu povo que tanto ama.
Precisamos assegurar o funcionamento pleno da nossa democracia, com julgamentos justos e respeito à Constituição. José Dirceu não está sozinho. Continuamos juntos lutando por um Brasil mais igualitário, fraterno e solidário.”