Na reunião da Comissão de Política Urbana desta quarta-feira (18/10), foi aprovado um requerimento do vereador Eduardo Suplicy (PT) em que ele pede a realização de uma audiência pública, em data a ser confirmada, para tratar do Projeto de Lei (PL) 575/2016.
De autoria dele e de outros vereadores, o projeto institui a Política Municipal de Segurança Hídrica e Gestão das Águas. Suplicy citou a recente crise hídrica como um exemplo da importância de se transformar o tema numa política de governo.
A comissão também discutiu e aprovou requerimento para pedir informações à Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana (SMT) sobre os Polos Geradores de Tráfego, especificamente a respeito da implantação ou reforma de edificações, com foco nos estacionamentos.
Ainda nesta quarta-feira Suplicy participou de audiência pública que tratou do Orçamento da prefeitura para 2018 e também do plano plurianual para o período de 2018 a 2021, que deve definir os investimentos em infraestrutura, entre outras coisas.
Suplicy questionou o secretário da Fazenda da prefeitura, Caio Megale, sobre que em que medida a erradicação da pobreza está considerada no Orçamento. Em sua resposta, o secretário apenas mencionou que programas de transferência de renda serão considerados.
Em seguida, ainda pela manhã, o vereador recebeu em seu gabinete Elói Pietá, ex-prefeito de Guarulhos pelo PT, e o deputado estadual petista João Paulo Rillo, além de militantes do partido do Vale do Paraíba. O assunto foi o cenário político para o PT em 2018.
Na sessão plenária desta quarta-feira não houve deliberações ou votações, mas o vereador Suplicy assinou requerimento propondo a criação de uma Frente Parlamentar do Microempreendedorismo.
À noite, ele compareceu a mais uma reunião do comitê formado para lutar contra a extradição do ex-ativista italiano Cesare Battisti, que ganhou status de refugiado e estrangeiro legalmente residente no Brasil no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.