A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Migração, da Câmara Municipal de São Paulo, realizou nesta terça-feira (21/03) a sua segunda reunião oficial com a presença de representates de imigrantes e de entidades que dão apoio e auxílio a eles. A comissão é presidida pelo vereador Eduardo Suplicy.
Em decisão elogiada, Suplicy abriu a palavra para representantes de imigrantes haitianos e africanos que vivem na capital, que relataram os problemas que enfrentam atualmente, como racismo e desemprego. Eles cobraram a implementação de políticas públicas para amenizar essas dificuldades.
O padre Paolo Parise, coordenador da Missão da Paz, falou sobre as políticas públicas para os migrantes implantadas na gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) e da importância que tiiveram para a melhor acolhida de imigrantes em São Paulo, em especial os refugiados da África e do Oriente Médio.
O coordenador do Cami (Centro de Apoio e Pastoral do Migrante), Roque Renato Patussi, e a assistente social do centro, Carla Aparecida Aguilar, reforçaram o bom trabalho realizado pela prefeitura e a abrangência que o programa de assistência aos imigrantes atingiu.
O representante da coordenação do CAMI (Centro de Apoio e Pastoral do Migrante), Roque Renato Patussi, expôs as grandes dificuldades enfrentadas pelos imigrantes no Brasil. Ele destacou o pagamento de taxas caras para tirar documentos, exploração do trabalho, dificuldade de tirar Carteira de Trabalho, problemas para inserir os filhos na educação, entre outros.
“O imigrante precisa ser inserido dentro de um sistema com todos os direitos que ele tem como pessoa humana. Antigamente, a corrente era de ferro, hoje a corrente é a moeda corrente. E por ele não ter a moeda corrente volta para as correntes da escravidão”, disse durante a sessão da comissão.
Ficou acertado na reunião desta terça-feira que no dia 4 de abril será ouvido o diretor regional da articulação sul-americana Espacio Sin Fronteras, Paulo Illes, — do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante.
Além de Suplicy, a CPI da Migração conta com a participação dos vereadores Fernando Holiday, Caio Miranda Carneiro (PSB), José Police Neto (PSD), Gilberto Nascimento (PSC) e Noemi Nonato (PR).