vereador Eduardo Suplicy esteve na noite do último sábado (24 de fevereiro) na Casa Amarela – Quilombo Afroguarany, centro cultural e de difusão de atividades artísticas que fica na rua da Consolação, na região central de São Paulo.
Trata-se uma ocupação sociocultural estabelecida desde fevereiro de 2014 no imóvel localizado na Rua da Consolação nº 1075, tombado como Patrimônio Histórico do Município no centro da Cidade de São Paulo.
O imóvel pertencente a secretaria municipal de cultura, ficou 13 anos abandonado, quando em 2014 foi ocupado por artistas que o resinificaram dando vida e exercendo a lei da função social da propriedade.
Hoje oferecendo a cidade diversas oficinas, workshops, cursos, cines, palestras, feiras, exposições, espaço para fotografia além dos diversos eventos, atelies abertos e tudo 100% auto-gestionado e de livre acesso à todos, inclusive aos mais carentes com o atendimento e o trabalho que desenvolvemos para a população em situação de rua.
O coletivo das artes que administra o local agora sofre nova ação de reintegração de posse por parte da Prefeitura de São Paulo.
Suplicy está empenhado em obter um entendimento entre a administração João Doria e o coletivo do Quilombo Afroguarany. Uma audiência com o secretário municipal de Cultura, André Sturm, deverá ser marcada em breve.