Líderes dos 18 partidos com representatividade na Câmara abriram caminho para a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a violência contra as mulheres. A iniciativa foi apresentada nesta terça-feira (14/03) durante reunião do Colégio de Líderes – onde 13 deles estavam presentes – pela vereadora Sâmia Bomfim (PSOL) e acatada por unanimidade.
Na semana passada, durante uma sessão plenária, Sâmia e outras vereadoras fizeram circular uma lista com um pedido de criação da CPI. O vereador Eduardo Suplicy foi um dos parlamentares que assinaram a petição.
A criação da CPI ainda precisa ser votada em plenário. Se for aprovada, os partidos devem indicar os nomes que vão fazer parte da Comissão. Uma das sugestões feitas durante a reunião é que as vereadoras preencham a maioria das vagas.
Segundo o Datafolha, a cada hora, 503 brasileiras foram vítimas de agressão física em 2016. A CPI também foi proposta como forma de ação pelo Dia Internacional da Mulher, um marco na luta por direitos trabalhistas e políticos iguais.