Thursday, November 23, 2017
EDUARDO MATARAZZO SUPLICY

Maratona Suplicy: contra a rispidez da zeladoria contra pessoas em situação de rua

novembro 09, 2017

O vereador Eduardo Suplicy prestou assistência nesta quinta-feira (9/11) às pessoas em situação de rua que sofreram com ações truculentas de zeladoria praticadas por Guardas Civis Metropolitanos e Policiais Militares. As ocorrências ocorreram na Praça do Patriarca nesta quarta-feira (8/11, veja vídeo ao final do texto) e embaixo do Viaduto Jaceguai.

O vereador cobrou do prefeito regional da Sé, Eduardo Odloak, explicações para a rispidez ocorrida nas ações de zeladoria.

O registro em vídeo na Praça do Patriarca mostra PMs e guardas civis retiram de um morador em situação de rua com deficiência o seu carrinho de feira com todos os pertences, incluindo sua bengala.

Os objetos são colocados em um caminhão e o senhor Oscar, o dono, tenta impedir a retirada. Por conta disso, foi tratado com rispidez, algemado e detido, sendo conduzido em seguida para o 1º Distrito Policial.

Esta ação, como outra ocorrida embaixo do Viaduto Jaceguai nesta quinta-feira (9/11), contraria as normas estabelecidas da Portaria Nº 1 de 2017.

A portaria disciplina os procedimentos de como os servidores municipais devem respeitar os moradores em situação de rua.

Audiência pública

Suplicy participou nesta quinta-feira (9/11) de Audiência Pública na Câmara Municipal de São Paulo para debater a Proposta de Lei Orçamentária 2018 (PL 686/2017) – que estima as receitas e fixa as despesas da capital paulista para o próximo ano – de diversas secretarias.

Existe a preocupação sobre a continuidade de vários projetos tocados pela secretaria por conta da informação de que a pasta receberá R$ 135,8 milhões em 2018 – valor 9,2% menor em relação ao orçado para este ano.

O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Filipe Sabará, garantiu que nenhum serviço voltado para essa área será fechado. 

Já o Orçamento previsto para a secretaria municipal da Pessoa com Deficiência é de R$ 17 milhões – o que representa um recuo de 13,5% em relação ao orçamento neste ano.

Ao final do dia, Suplicy ainda participou do programa Face to Face, ao vivo, no Facebook, com Paulo Fiorilo, presidente do diretório municipal do PT na capital.

Por favor Subscreva e dê um Gosto:

Intagram

Partilhar

Facebook